sexta-feira, 29 de maio de 2009

Apresentação na Reunião Sacramental

A apresentação da primária na reunião sacramental é o acontecimento mais importante da organização pois mostra resumidamente os princípios aprendidos durante o ano, conforme instruções contidas no Esboço para o Tempo de Compartilhar e a Apresentação da Primária na Reunião Sacramental.

Esta apresentação é uma das maiores preocupações das líderes mas o que eu quero dizer é que esta apresentação não tem segredos se seguirmos as "diretrizes para a apresentação na reunião sacramental" que estão nas páginas 1 e 2 do esboço.

A apresentação na sacramental não exige tanto quanto vocês imaginam e a preparação não é feita 2 ou 3 meses antes. A preparação é feita durante o ano todo, daí a importância de enfatizarmos o tempo de compartilhar e o ensino dos hinos. É à partir disso que sairá a apresentação. Tendo isto em mente, fica mais fácil.

Quero comentar algumas diretrizes:

- A segunda diretriz diz que as crianças devem se apresentar "com base nos temas mensais do TC". Vocês sabem que na última página do esboço tem uma folha de planejamento do tempo de compartilhar. Se vocês preencherem esta folha semanalmente terão um registro a mais que poderão recorrer na hora de fazer o roteiro. Esta folha de planejamento é muito importante e ela não existe por acaso. Meu conselho é: usem o planejamento.

- A terceira diretriz recomenda que anotemos "as experiências das crianças e o que elas disseram nos discursos". Estas experiências são de valor inestimável e vocês não imaginam o quanto serão valiosas na hora de fazer o roteiro.

- A quinta diretriz diz que os ensaios não devem tomar tempo desnecessário das famílias. Novamente vale a importância de ensaiarem os hinos, principalmente, durante o ano. Assim, as crianças precisarão de menos ensaios. Até porque alguns pais têm dificuldades para levar seus filhos aos ensaios.

Estas diretrizes estão no esboço para nos guiar e se a seguirmos tudo ficará mais fácil. Vocês serão guiadas pelo Espírito. Vocês são líderes escolhidas e o Senhor preparará o caminho para que vocês realizem a apresentação e cumpram suas designações. Não se esqueçam que vocês tem a liderança local (bispo, conselheiro, presidente da primária da estaca e conselheiras) que podem ajudá-las e terão prazer em fazê-lo.

Desta forma, gostaria de dizer que o Primária SUD Online não disponibilizará modelos prontos para a apresentação, já que ela deve ser feita por inspiração e não temos autoridade para receber revelação que não seja para os nossos chamados. Não é que não queiramos ajudar mas não queremos passar por cima nem substituir o chamado de suas líderes. Nós podemos e queremos ajudá-las, só não podemos disponibilizar modelos prontos. Contamos com a compreensão de todas.

5 comentários:

Flávia Lemos disse...

Adorei a postagem, disse tudo maninha!!

Bjos

Ana Flávia disse...

poxa gostei muito e vou passar esse recadinho de conforto para minha lider e 2ªconselheira.Foi d emto conforte.Obrigada.Sou 1ªconselheira da primária e estou preocupada com os hinos,nossa liderança mudou quase no meio do ano!Estamos mto preocupada e eu em especial com hinos e regencia...existe algum metodo divertido porem reverente de ensinar as crianças as letras??

Dani Souza disse...

Oi Ana Flavia.
Fizemos algumas postagens com idéias para ajudar no ensino dos hinos para as crianças.
Segue este link e vc vai encontrar o que já tem no blog a este respeito.
http://primariasudonline.blogspot.com/search?q=m%C3%BAsica

um abraço

Anônimo disse...

adorei as ideias beijos

Anônimo disse...

A Inspiração é dada a quem busca pelo espírito.Realmente é importante cada líder saber disto,vcs estão certa..um grande beijo.