sexta-feira, 22 de julho de 2011

Tempo de Compartilhar - 4ª semana de julho/2011

Enviada por Lilian Vaz

Viverei hoje de modo a ser digno de ir ao templo e farei minha parte para ter uma família eterna.
Faça as crianças imaginarem que foram convidadas para visitar a casa de alguém que elas admiram muito e que gostariam muito de ir. Diga que você foi convidada para jantar com esta pessoa e que eles tem uma casa maravilhosa! Como seria a preparação para este evento especial? (decidiria com que roupa ir, quais acessórios usar, como se portar, o que falar etc.). Pergunte como você se sentiria se fosse para lá sem preparo algum. Como seria diferente se houvesse um grande preparo antes do jantar?
Assim é como se preparar para ir ao Templo. Que coisas precisamos fazer para nos preparar para entrar no Templo? Que coisas devemos fazer para estarmos realmente em sintonia espiritual? Como este preparo afetará sua experiência no Templo?

Lição com objeto: Mostre à classe um lindo embrulho de presente. Realmente lindo! “Este é um belo presente! Eu adoraria ganhar, e vocês?” Escolha uma criança e peça para abrir o presente. Quando ela abrir encontrará a caixa vazia. “Não é exatamente o presente que vocês imaginaram que iriam receber, certo? Se o presente representa a preparação de vocês para o templo e será dado para sua futura família, vocês o darão assim, vazio? Sem nada mais? Então, com que coisas podemos encher nossa caixa de presentes? Quais são as coisas que vocês podem fazer AGORA para se prepararem para entrar na casa do Pai Celestial?

Atividade (menores): Prepare tiras de papel suficientes para cada uma das crianças e mais uma tira para cada membro da família deles. Leve cola ou fita adesiva e giz de cera. Peça a cada criança que desenhe cada membro de sua família em cada tira de papel começando pela mãe e pai. Coloque os dois na corrente. Conte às crianças que quando seus parentes se casaram, eles se selaram e formaram uma corrente entre eles. Ajude as crianças a fazer a si mesmas e aos irmãos e acrescente-os à corrente, fechando em um círculo quando o último tiver sido colocado. Conte às crianças que quando os membros da família são selados no templo, eles ficam unidos para sempre juntos. Eles se tornam uma família eterna, assim como um círculo que é eterno.

Atividade (maiores) : Bingo da preparação para o Templo. 
Dê a cada criança uma cópia de cartão de bingo em branco. Depois coloque os cartazes de forma que todos consigam ver. Estas são palavras ou frases tiradas das Regras de Fé que prepara cada um de nós a ser merecedor de entrar no Templo. Cada criança escreverá cada palavra em cada quadrado do cartão, deixando um em branco onde quiserem. Enquanto eles copiam dê a cada criança um saquinho com feijões, pedaços de papel, algo para marcar as palavras escolhidas. Tenha uma cópia das palavras do cartaz  cortadas para colocá-las dentro da caixa (usada na lição com objeto). Quando todos terminarem, pegue as palavras ou frases uma a uma e deixe as crianças marcarem a escolhida. Prossiga até que alguém complete 5 alinhadas. Pode-se fazer a atividade mais vezes caso o tempo permita. Quando terminar a atividade, erga a caixa com as palavras e diga: “Quem gostaria de dar um presente como este para sua futura família? Uma pessoa honesta, virtuosa, fervorosa...?”
(Uma outra idéia seria entregar o cartão já com as palavras para as crianças somente marcarem as escolhidas, que reduz o tempo da brincadeira).

Música: Ensine as crianças a cantar a primeira estrofe e o coro do hino: As famílias poderão ser eternas. Debata a letra do hino. Peça para as crianças ficarem de pé para cantar ou recitar o hino.

Encerramento: Preste testemunho dos templos. Explique que a única maneira de obter a bênção de ter uma família unida para sempre é sendo selados no templo. Encoraja as crianças a tentar fazer suas famílias felizes durante a semana dizendo coisas amáveis a eles e obedecendo aos pais prontamente. Preste testemunho sobre as bênçãos do casamento no templo e da felicidade de ver que as crianças estão se preparando para num futuro entrar na casa do Senhor.

Palavras usadas:
Honesto;Verdadeiro; Casto; Benevolente; Virtuoso; Obediente; Fé; Visão; Suportar; Arrependimento; Batismo; Espírito Santo; Ordenanças;Adorar; Revelação; Consciência; Amável; Fazer o bem; Renovada; Honra; Autoridade; Procurar; Receber; Pregar.

Nenhum comentário: