terça-feira, 25 de junho de 2013

Apresentação da Primária na Reunião Sacramental

Em maio de 2009, mana Simone tratou do asunto e expressou perfeitamente a posição do Primária SUD Online sobre o assunto.

A apresentação da primária na reunião sacramental é o acontecimento mais importante da organização pois mostra resumidamente os princípios aprendidos durante o ano, conforme instruções contidas no Esboço para o Tempo de Compartilhar e a Apresentação da Primária na Reunião Sacramental.
Esta apresentação é uma das maiores preocupações das líderes mas o que eu quero dizer é que esta apresentação não tem segredos se seguirmos as "diretrizes para a apresentação na reunião sacramental" que estão nas páginas 1 e 2 do esboço.
A apresentação na sacramental não exige tanto quanto vocês imaginam e a preparação não é feita 2 ou 3 meses antes. A preparação é feita durante o ano todo, daí a importância de enfatizarmos o tempo de compartilhar e o ensino dos hinos. É à partir disso que sairá a apresentação. Tendo isto em mente, fica mais fácil.
Quero comentar algumas diretrizes:
- A segunda diretriz diz que as crianças devem se apresentar "com base nos temas mensais do TC". Vocês sabem que na última página do esboço tem uma folha de planejamento do tempo de compartilhar. Se vocês preencherem esta folha semanalmente terão um registro a mais que poderão recorrer na hora de fazer o roteiro. Esta folha de planejamento é muito importante e ela não existe por acaso. Meu conselho é: usem o planejamento.
- A terceira diretriz recomenda que anotemos "as experiências das crianças e o que elas disseram nos discursos". Estas experiências são de valor inestimável e vocês não imaginam o quanto serão valiosas na hora de fazer o roteiro.
- A quinta diretriz diz que os ensaios não devem tomar tempo desnecessário das famílias. Novamente vale a importância de ensaiarem os hinos, principalmente, durante o ano. Assim, as crianças precisarão de menos ensaios. Até porque alguns pais têm dificuldades para levar seus filhos aos ensaios.
Estas diretrizes estão no esboço para nos guiar e se a seguirmos tudo ficará mais fácil. Vocês serão guiadas pelo Espírito. Vocês são líderes escolhidas e o Senhor preparará o caminho para que vocês realizem a apresentação e cumpram suas designações. Não se esqueçam que vocês tem a liderança local (bispo, conselheiro, presidente da primária da estaca e conselheiras) que podem ajudá-las e terão prazer em fazê-lo.
Desta forma, gostaria de dizer que o Primária SUD Online não disponibilizará modelos prontos para a apresentação, já que ela deve ser feita por inspiração e não temos autoridade para receber revelação que não seja para os nossos chamados. Não é que não queiramos ajudar mas não queremos passar por cima nem substituir o chamado de suas líderes. Nós podemos e queremos ajudá-las, só não podemos disponibilizar modelos prontos. Contamos com a compreensão de todas.
 
Apenas para atualizar o que não precisa ser mudado, Sister Costa (esposa do Élder Costa, Pres. da Área Brasil), quando esteve em Manaus/AM, disse que não se devem realizar ensaios de todo o roteiro com as crianças. Que os hinos são ensaiados aos domingos durante os 20 minutos do Tempo de Compartilhar, e que podem ser realizados 1 ou 2 reuniões apenas para que as crianças saibam a ordem da apresentação (sua vez de falar, de cantar etc.).

Nenhum comentário: