quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Planejando 2015

Por Leah, do So You Think You Can Learn
(Ela é membro de uma Presidência da Primária de Estaca)



"Eu gosto de reunir como presidência da Primária e falar sobre o que queremos fazer para o próximo ano já no início de outubro ou novembro do ano anterior . Nós não planejamos cada detalhe de cada item, mas nós tentamos, pelo menos, ter uma ideia geral de nossos planos em várias áreas diferentes.
(...) Falamos e oramos sobre o que direção queremos tomar com o tema anual, aquele que nossa Primária precisa focar e, em seguida, tentamos colocar esse foco em tudo o que fazemos ao longo do ano. Coisas como: nossos focos mensais, quadro de avisos, um foco específico da presidência, "spotlights", presentes de aniversário, presentes de batismo, atividades e lembrancinhas de Natal.
Eu sei que alguns de vocês estão balançando a cabeça e se perguntando porque eu precisaria planejar um presente de Natal para o próximo ano! Nós não chegamos sequer ao Natal deste ano ainda. Esta é uma daquelas coisas que mais lançamos ideias a respeito, dessa forma, temos mais tempo para "tropeçar em" algo que se encaixe e funcione muito bem para a nossa primária. Eu tenho visto mais e mais como o planejamento nos permite ser mais flexíveis.
Não temos ideias para tudo ainda e algumas das ideias são um pouco mais nebulosa do que outros, mas eu pensei em compartilhar com vocês o que temos até agora. Eu vou mantê-los no circuito a medida que mudarmos de ideias e partilhar qualquer coisa que eu faça caso algum de você decida trilhar um caminho similar.
Primeiro, vamos focar no Salvador. Eu sei, não é grande surpresa.

FOCO MENSAL
A Cada mês vamos aprender sobre um dos nomes de Jesus. Ele tem uma tonelada deles e cada um diz uma coisa diferente sobre a vida que Ele viveu eo exemplo que Ele deixou para nós. Vamos escolher um que combine com o tema de cada mês do esboço para o Tempo de Compartilhar de 2015.
Alguns dos meus favoritos para o próximo ano são: EU SOU, Salvador, Redentor, Escolhido, a Verdade, Mediador, A Rocha, Revelador, Consolador, Bom Pastor, Pão da Vida, Bem Amado, O Caminho, Água Viva,  Messias , Criança Sagrada e Palavra de Deus.
Vamos estudar a Sua vida, aprender o que o nome nos ensina, e aplicá-lo em nossas vidas, para que possamos segui-lo diariamente. Uma maneira pela qual faremos isso é através do envio de um exemplo de Noite Familiar a cada mês, durante a qual as crianças possam aprender e serem desafiadas a encontrar uma maneira de agir com as suas famílias.

QUADRO DE AVISOS
Vamos levar esse foco mensal e transformá-lo em um quadro de avisos. No centro de nosso quadro haverá uma grande gravura de Jesus. Eu não tenho certeza de qual delas usaremos, mas eu gosto da ideia de ser apenas Ele, nenhum fundo ou cenário (alguma sugestão?). A cada mês vamos adicionar o nome que estamos aprendendo em torno de sua gravura.
Também teremos cartazes mensais com o tema e escritura para nos ajudar a medida que falamos sobre eles a cada semana durante todo o mês.

SPOTLIGHT
Em anos anteriores nós adaptados os "holofotes" em torno do tema do ano para que pudéssemos utilizar os formulários para personalizar facilmente o programa da Primária. Este ano nós estamos pensando que poderíamos fazer algo um pouco diferente.
Estamos pensando em destacar as pessoas, quer em seu aniversário ou em algum momento durante o seu mês de nascimento(...).
Também estamos pensando em acabar com os formulários e fazer com que as crianças venham à frente e sorteiem uma carta ou duas de uma caixa como esta feita por Anjannete Ludwig.
 Na caixa estarão perguntas que têm a ver com o Salvador, seus testemunhos a Seu respeito e como elas estão seguindo os Seus passos.
Depois que elas tenham sido destacadas, vamos dar-lhes uma flor feita com sua foto cercada de pétalas em forma de pegadas para plantar na frente da sala em um vaso (tirei a ideia daqui)
. Eu não tenho certeza ainda sobre a forma que vaso terá, mas estou na esperança de encontrar algo que eu possa reutilizar sem gastos.

PRESENTE DE ANIVERSÁRIO
Como estamos falando tanto sobre seguir Jesus e plantar Seus ensinamentos, vamos dar às crianças um pacote de sementes cheio de jujubas pelo seu aniversário. Simples e barato, dois dos meus favoritos.

PRESENTES DE BATISMO
Todo ano nós damos fronhas como presente de batismo. Eu gosto porque é simples e prático, eu não sou muito de ornamentos e bugigangas. Nós sempre adaptamos a fronha ao tema anual, mas ainda não decidimos o que fazer para os próximos anos (se você tiver uma ideia, eu adoraria ouvi-la).
Temos usado stencils para cortar as letras CTR a partir de uma fronha e costuradas com tecidos contrastantes, encontramos o tecido tema para costurar por sobre parte de uma fronha branca lisa e bordamos o tema em uma fronha. Tudo em anos distintos, é claro.   

ATIVIDADES
O manual não diz que temos de fazer atividades, mas eu acho que elas são importantes. Nós só planejamos duas por ano, mas elas nos dão a oportunidade de conhecer as crianças que não vemos com frequência e convidá-las a se juntarem a nós em uma atividade menos formal.
Ambas as atividades serão relacionadas a "Andar como Jesus andou". Em uma vamos integrar os diferentes nomes e fazer "estações" onde podemos fazer atividades para aprender sobre Sua vida e como podemos viver como Ele fez em nossas vidas diárias.
Eu li um artigo recentemente que falava sobre a forma como percebemos a barra de ferro e deu outro ponto de vista sobre ela. Um que nunca tinha me ocorrido e que eu não consigo parar de pensar nisso. Na verdade, enquanto eu lia o artigo, eu sabia que tinha que usá-lo em uma de nossas  atividades da Primária deste ano. Na igreja cantamos sobre como a barra de ferro é a palavra de Deus. Você sabia que "Palavra de Deus" é um dos nomes de Jesus? Embora eu possa ler ou foi me dito, eu nunca liguei isso à barra de ferro. A canção, "The Iron Rod",  está, literalmente, nos dizendo para se agarrar ao nosso Salvador, para segui-Lo, para andar como ele andou.
Outra ideia que combina com "Andar como Jesus andou" é para servir os outros. É simplesmente impossível fazer uma grande atividade em forma de "estação" e , também, levar as crianças para fora do prédio para servir os outros, então esta seria uma segunda atividade.
Há alguns anos atrás, as crianças decoraram biscoitos e fizeram cartões para algumas viúvas de nossa ala. Infelizmente, apenas os filhos da presidência tiveram a oportunidade de entregá-los. Quero que cada criança tenha a oportunidade de fazer o dia de alguém, sentir o brilho e o amor de nosso Pai Celestial, a medida que eles servirem outra pessoa, por isso a nossa segunda atividade vai focar nisso.
 
Você tem algum plano? Ideias? Adoraríamos ouvi-los !!

Nenhum comentário: