quarta-feira, 8 de julho de 2009

Não deixem para depois

Por Élder Henry B. Eyring

Néfi tinha razão. Deus não dá mandamentos aos filhos dos homens sem antes preparar um caminho para que possam obedecer. Por mais difíceis que sejam os nossos problemas, sempre podemos nos arrepender.

Todos já tivemos que enfrentar prazos de entrega. Podemos ser dominados pelo medo quando percebemos que não teremos tempo de terminar o que prometemos fazer. Vem-nos então o seguinte pensamento: "Por que não comecei mais cedo?"

O Senhor sabia que seríamos tentados a adiar a mais importante preparação que temos de fazer na vida. Ele alertou-nos mais de uma vez contra a procrastinação. Ensinou a parábola das dez virgens, cinco das quais não tinham enchido sua lâmpada de óleo para a chegada do noivo. Ensinou também a parábola do servo que foi infiel por acreditar que o Senhor retardaria Sua vinda. Os resultados dessa procrastinação foram trágicos.

Para as cinco virgens despreparadas, o resultado foi este:

"E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos. E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço." (Mateus 25:11­12)

Para o servo infiel, que deixou sua preparação para mais tarde, o resultado foi este:

"Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 24:50­51)

Todos já fomos tentados a procrastinar
. Sabemos por experiência própria que o Presidente Kimball estava certo ao escrever: "Um dos mais sérios defeitos humanos em todas as épocas é a procrastinação". Ele então a define: "A má-vontade em aceitar responsabilidades pessoais agora". (The Teaching of Spencer W. Kimball, ed. Edward L. Kimball [1982], p. 48, grifo no original.)

Nenhum comentário: