terça-feira, 27 de outubro de 2009

Ensaios: uma casa de ordem

Vocês conseguem imaginar as seguintes situações???

1. Se o bispo resolve que um domingo só vai ter o sacramento e não vão ter discursos porque a reunião está atrasada.
2. Se uma parte das ordenanças feitas no templo for cortada porque alguém precisa chegar cedo em casa.
3. Se o bispo resolve mudar o jejum para o segundo domingo do mês porque ele acha melhor.

Vocês acham estranho? Sim, seria totalmente estranho e totalmente errado. Agora,  respondam para vocês mesmas:

Vocês acham que podem ensaiar para a sacramental no domingo e não dar o princípio semanal do tempo de compartilhar porque não deu para ensaiar durante a semana???

Não deixem de fazer as coisas certas com as desculpas que sempre começam com "mas". Todo mundo que vai dar desculpa começa com "mas": mas eu isso, eu aquilo, fulando não sei o que. Vocês vão dizer ao Senhor "mas não deu tempo"? E o princípio semanal?

Outra pergunta: para que servem os hinos de ensaio mensais? Para serem ensaiados mensalmente (um hino por mês) de forma que quando começarem os ensaios as crianças já saibam cantá-los. Claro, tem as crianças que faltam, as crianças que não têm pais na igreja mas elas são minorias. Se forem maioria, vocês precisam orar e encontrar outra solução que não seja pular o tempo de compartilhar para ensaiar. Conversem com  o bispo se necessário.

Certa vez eu presenciei a seguinte situação no dia da apresentação da primária na sacramental (não foi na minha ala): a escola dominical era antes da reunião sacramental e naquele dia não teve nem aula nem tempo de compartilhar porque as irmãs estavam arrumando e ajustando os vestidos e arranjos de cabelos das meninas na sala. Na época, eu era Pres. da Primária da Estaca e quando questionei sobre as aulas e o tempo de compartilhar daquele dia a irmã achou ruim e disse "mas não vai dar tempo porque temos que terminar de arrumar as crianças".

As coisas têm que ser feitas como devem: com ordem. É para isso que existem os manuais. Nós não podemos adequar o manual às nossas necessidades e não podemos mudar as regras porque "achamos que assim fica melhor". Digo, tem gente que muda mas é sempre bom lembrar que tudo tem um preço. Não quero criar polêmicas e vocês também não precisam responder. É só para refletir e ponderar.

Nenhum comentário: