quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Compartilhando algumas dicas

Em um dos grupos do Yahoo do qual faço parte foi comentado recentemente sobre dificuldades comuns em toda Primária, independente da cidade ou mesmo país em que vivamos. Hoje compartilho com vocês as sugestões que foram dadas por Kathy Kimball , Amanda, Annie, Lisa Clegg, Tina A Williams, Lori Ficklin e Lynelle Klein no grupo Primary Page

Crianças saindo da sala constantemente e causando problemas em sala
1. Junte as crianças na frente da sala da Primária e diga-lhes gentilmente que a Primária não tem uma porta giratória. Que se eles quiserem beber algo ou ir ao banheiro, devem ir naquele momento, antes de entrar na sala da primária porque não poderão sair depois que começar.
2. Um membro da Presidência poderia ficar no corredor quando as crianças estiverem saindo do Tempo de Compartilhar para as salas e lembrá-las de que este é o momento para beber algo e usar o banheiro.
3. Quando as meninas chegam a uma certa idade elas tentam ir ao banheiro uma após a outra e ficam fora da sala por um longo período conversando. Na primeira vez que este comportamento surgir devemos pará-lo. Tragam-nas de volta para sala.
4. Peça aos pais/professores que levem as crianças ao banheiro/bebedouro antes de levá-los à sala.
5. Retirem os pais de suas aulas para que levem seus filhos ao banheiro, não importando a idade da criança. É preciso fazer isso apenas uma ou duas vezes e os pais passam a se incomodar com isso e a lembrar os filhos de irem ao banheiro ANTES da aula. Se a criança estiver fazendo isso apenas porque está entediado, os pais podem lidar com a situação e ver o que ele querem.
6. Se ainda assim o problema persistir, institua um passe para banheiro e para o bebedouro. As crianças não podem sair sem o passe, o que garante que saia da sala apenas uma criança por vez.
7. Peça aos professores que busquem a ajuda dos pais antes de nós. Elas podem levar a criança até os pais ou convidar o pai a se sentar com a criança na sala da primária. Os pais são os responsáveis pelo comportamento da criança na Primária. Se eu sei que tenho que sentar em uma classe da Primária com meu filhos por causa de problemas de comportamento, isso não acontecerá uma segunda vez. Conversem com seu Bispo a respeito disso. Durante um 5º domingo, quando o Sacerdócio e a Sociedade de Socorro estiverem reunidos ele poderia mencionar que a Primária tem uma nova política e se uma criança não se comporta, o pai será convidado a se sentar na sala da Primária.
8. Tenha avisos de portas. Se uma professora precisar de ajuda, ela o colocará na maçaneta do lado de fora da sala e então um membro da Presidência intervém. Dessa maneira não interrompemos a aula entrando para verificar como as coisas estão indo.
9. Como Presidência, revezem-se sentando perto das crianças que causam problemas com frequência. Se persistir, chame os pais.
10. Fale em particular com a criança que causa problemas. Faça-o sentir-se importante chamando-o como ajudante. Algumas crianças apenas precisam/querem atenção. Fiquem atentas a estas crianças e verbalmente deixem que elas saibam que as amamos.
11. Talvez seja o caso dos professores mudarem sua maneira de dar aula.


Professores que faltam
1. Tenham uma substituta (ou mais de uma) permanente ou dê aos professores uma lista de substitutos, aprovados pelo Bispo. Peça aos professores que avisem antecipadamente sobre quem vai substituí-los no dia em que faltarem.
2. Tenho duas professoras para cada classe.
3. As Conselheiras devem se preparar para ensinar a cada domingo caso a professor falte. Quando muitas professoras faltarem, reúna as classes.
4. Faça um encontro com todos os professores para que se conheçam e falem sobre as metas que a Presidência estabeleceu aquele ano para a Primária. Deixem claro o que esperam deles e mostrem ao Bispo o seu plano de ação.
Além disso, alguém já perguntou aos professores o que eles esperam da Presidência?
5. Envie e-mails ou mensagens pelo celular para todos os líderes, professores, líder de berçário, regente etc. para verificar se estão prontos para o domingo e se será necessário alguma substituição ou se precisam de ajuda com algo.


Crianças que não preparam os discursos
1. A secretária e/ou a conselheira poderia ligar durante a semana para os pais para lembrá-los dos discursos e de que ele será guardado para o programa da Primária. Se ela não liga e a criança esquece, façam ajustes.
2. Tenha um baú do tesouro a cada semana com as designações da semana seguinte. As crianças gostam quando seu nome é sorteado do baú. Os professores também poderiam lembrar os pais durante a semana sobre a designação.
3. Quanto ao jornalzinho, inclua um calendário com os aniversariantes do mês e outros avisos necessários para os pais. Por exemplo, um lembrete de que as crianças devem trazer as escrituras aos domingos, a data da apresentação na sacramental e datas dos ensaios. Os professores poderiam entregar os jornais para os pais quando eles vierem pegar seus filhos na sala.
4. Quando mesmo avisando a criança não traz o discurso, simplesmente pule esta parte e use o tempo para cantar ainda mais. 

2 comentários:

SIMONE CALAZANS SILVA disse...

Obrigada por compartilhar.
Vou mostrar a minha presidente, estamos precisando de algo assim para nos ajudar.
Vc pode me dizer o endereço desse GRUPO que vc tem?
Grata, beijos
Simone Calazans Silva

Carol disse...

Perfeito, perfeito, perfeito, amei! Super obrigada.