segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dinheiro, Orçamento, finanças

Com, a proximidade de atividades da estaca, sacramental da primária, fim do ano ..... todas nos deparamos com o seguinte dilema: como pedir o dinheiro para o bispo???




Algumas possuem aquele jeito especial de fazer tudo caber dentro do orçamento, outras aquele jeito de fazer a primaria ser mais importante do que todas as organizações (em muitas alas, é mesmo, envolve todas as famílias ¬¬) mas para mortais e alas que não dispoem de tantos recursos financeiros:


1° deixar o bispo bem feliz!! Sabe aquele cartaz super legal de corações "Eu amo o bispo" feito pelas crianças?? pois é uma ótima idéia para preceder a discussao sobre a atividade! rsrsrs



2°Uma outra idéia que costuma dar certo é incentivar a ORM e o Quórum de Elderes a fazer atividades sem custo!!! ¬¬


brincadeiras a parte, o que com certeza é primordial é a organização das finanças da primária. A presidente precisa dar conta das notas fiscais, precisa saber o que foi gasto com o que foi gasto, no mes passado, nesse mes, no ano todo. Precisa do orçamento com ANTECEDENCIA. O que nem sempre é fácil pois os dias de atividades ficam por conta de uma conselheira, ou quem saiu pra comprar foi fulana, tem os lanches das atividades mais enfeites da primaria, lembrancinhas enfim.. Uma primaria desorganizada não é uma organização, é uma desorganização.Pode ter todo dinheiro do mundo e ainda não conseguir alcançar os objetivos.


Planejar no início do ano é o ideal para grandes atividades como as trimestrais com toda a primária. Eventualidades acontecem como a atividade da estaca que atrasa e fica no orçamento do mês seguinte, e geralmente param-se os dias de atividades só para ensaiar.


Bem, o que eu gosto de lembrar sempre sobre o dinheiro é que é o dinheiro do dízimo. É o dinheiro do trabalho dos membros da ala, não é para ser gastado de qualquer maneira ou com leviandade. Aprendi que numa atividade a menor parte vem do dinheiro da igreja pois a maior parte é serviço nosso. Se pudermos andar 1 km para economizar 10 centavos andaremos. (Eu já paguei 10 centavos de dízimo quando era da primária ¬¬).


No fim do mês o bispo sempre fica assim:

Nenhum comentário: