segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Tempo de Compartilhar - 4º Tópico de Setembro

Sugestão enviada por Helen Klinger

Obedeço a Jesus Cristo por que O amo
Semana 4: Meu amor por Jesus Cristo aumenta quando estudo as escrituras


1. Ensine às crianças que, quanto mais conhecemos alguém, mais temos capacidade de admirar e amar esta pessoa. É por isso que o estudo das escrituras nos ajuda a aumentar nosso amor por Jesus já que passamos a conhecê-Lo assim como seus ensinamentos.
Coloque uma gravura de Cristo no centro da lousa. Prepare corações de papel e peça a cada criança que escreva algum ensinamento deixado pelo Salvador através das escrituras. Cada criança deve ir à frente, falar o que escreveu e anexar seu coração na lousa em torno da figura.
2. Leve um exemplar de cada livro de escrituras: Velho Testamento, Novo Testamento, D&C e Livro de Mórmon. Providencie gravuras representativas das histórias mais conhecidas das escrituras. Deixe as gravuras voltadas para baixo e permita que uma crianças por vez escolha uma gravura e diga em qual dos livros a história se encontra. Desafie as crianças a conhecerem e compartilhar as histórias das escrituras com suas famílias.

3. Escreva em tiras de papel pedaços do versículo 3 do capítulo 32 de 2 Nefi:
. Banqueteai-vos
. com as palavras
. de Cristo
. pois eis que
. as palavras
. de Cristo
. vos dirão
. todas as coisas
. que deveis fazer

Misture as tiras e peça às crianças que montem a escritura corretamente. Ajude-as a marcarem esta passagem no seu Livro de Mórmon.
4. Mostre uma fotografia do Presidente Spencer Kimball e conte a história ´Spencer e a Leitura da Bíblia´ para incentivar as crianças a lerem as escrituras diariamente. Desafie os valorososo a colocarem isso como uma meta do program Fé em Deus.
5. Utilize a história ´As Escrituras de Roberto´ para debater com a crianças como a leitura das escrituras nos aproxima do Salvador fazendo-nos viver padrões elevados de conduta.
6. Veja as idéias e dicas do livreto contendo o Esboço para o Tempo de Compatilhar 2010.

Spencer Kimball e a leitura da Bíblia
Spencer Kimball foi profeta da Igreja há alguns anos atrás. Quando ele tinha 14 anos, foi a uma conferência de sua estaca. Susa Gates, irmã do profeta Brigham Young, fez um discurso. Ela perguntou à congregação:
- Quanto de vocês já leram a Bíblia?
Spencer olhou em volta: havia cerca de 1000 pessoas no salão mas apenas 5 ou 6 levantaram a mão.
Ele pensou: ´Sempre leio os quadrinhos do jornal e já li muitos outros livros, mas nunca li a Bíblia Sagrada. Por quê?´
Quando saiu da reunião, Spencer foi para casa com a firme determinação de começar a ler a Bíblia.
Chegando em casa, encontrou a Bíblia da família, subiu até o sótão em construção onde ele dormia, acendeu a luz e abriu o livro no primeiro capítulo de Gênesis. Leu todas as noites, mesmo quando não entendia o que estava lendo. Ele tinha certeza de que deveria continuar e que valeria a pena todo seu esforço. Pelo menos teria uma idéia do que a Bíblia contém.
Um ano depois, ele fechou o livro tendo-o lido de capa a capa. Ele não só aprendeu mais sobre a Bíblia mas também aprendeu que podia estabelecer a meta de ler as escrituras diariamente.

As Escrituras de Roberto
Paulo desceu correndo as escadas porque estavam atrasados para ir à Igreja. Pegou as escrituras que estavam na estante e saiu.. A caminho da capela, começou a folhear a Bíblia a fim de encontrar sua escritura favorita sobre batismo. Queria lê-la na abertura da Primária. Ficou surpreso ao ver que o versículo já estava sublinhado em vermelho e que havia uma data escrita ao lado. Perguntou à mãe o que havia acontecido naquele dia.
- Hum, pensou ela, deve ter sido o batismo de seu irmão Roberto.
Roberto era o irmão mais velho de Paulo e havia casado há pouco tempo.
No primeira página da Bíblia, Paulo viu o nome de Roberto escrito com letra de criança. ´Acho que Roberto costumava levar estes escrituras à Primária quando era menino´, pensou ele.
Paulo carregou as escrituras do irmão com alegria.
Na aula dos Valorosos, quando a professora pediu que lessem uma passagem de D& C, Paulo descobriu um velho marcador de livros na página indicada e que seu irmão havia escrito ao lado da página ´Todo rapaz deve servir como missionário´. Roberto havia feito missão no México e desde garoto economizara dinheiro para isso. Muitas outras páginas estavam marcadas e tinham anotações importantes. Paulo sabia que seu irmão tinha grande amor pelo Salvador, sempre fora um bom rapaz e se casara no Templo.
Ao chegar em casa, escreveu uma cartinha para Roberto:
´Obrigada por me emprestar suas escrituras hoje. Vou fazer os mesmo com as minhas escrituras: estudar e marcar todas as coisas importantes e as coisas que eu quero fazer quando for mais velho: servir como missionário e me casar no Templo. Obrigado por ser um ótimo exemplo para mim.´

Nenhum comentário: