quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tempo de Compartilhar - 3º Tópico de julho/2011













 Darcee postou em seu blog uma atividade para o Tempo de Compartilhar entitulada "Templos nos Últimos Dias". Eis aqui a tradução:

Os Pioneiros se sacrificaram muito para ajudar a estabelecer a Igreja como a conhecemos hoje. Eles seguiram o Profeta quando lhes foi dito para seguirem sua fé,  deixarem suas casas, construir templos e ajudar a construir o Reino de Deus.
Vamos aprender sobre alguns dos primeiros templos e os sacrifícios que foram feitos, a fim de sermos capazes de receber as bênçãos do templo hoje.
Vamos mover essas crianças Pioneiras e fazê-las caminhar, caminhar e caminhar e aprender sobre esses templos. Vamos movê-las a cada espaço. Na parte de trás de cada espaço, há um envelope que tem um fato sobre o templo para o qual eles estão viajando. Quando chegarmos ao templo, você verá uma imagem de sua aparência durante a construção. Vamos começar!

Templo de Kirtland - Fatos nos envelopes.
Fonte: Manual Primária 5
O Templo de Kirtland está localizado em Kirtland, Ohio.
O Templo de Kirtland foi o primeiro templo construído nesta dispensação (D&C 88:119;95). Neste templo, Joseph Smith teve uma visão do Reino Celestial.
Em 3 de abril de 1836, o Salvador apareceu e aceitou o templo como um lugar em que Ele iria revelar a sua palavra ao seu povo (D&C 110:1-10).
Após esta aparição, Joseph Smith e Oliver Cowdery receberam visitas de Moisés, Elias, e Elias, o profeta, os quais lhes deram certas chaves do sacerdócio e informações importantes (D&C 110:11-16), e deram permissão para fazer o trabalho do templo.
Alguns disseram que o templo deveria ser construído de troncos. Mas Joseph Smith teve uma visão e viu como o templo deveria ser construído. Os Santos esmagaram vidro e porcelana para o reboco aplicado nas paredes exteriores do Templo de Kirtland, que brilhava ao sol. Durante a construção, o Templo de Kirtland era guardado à noite para proteger o prédio das turbas e pessoas que queriam danificá-lo.
Este templo serviu aos Santos por cerca de dois anos antes deles terem que fugir de Kirtland quando foram expulsos.
Casamentos e batismos pelos mortos não foram realizadas neste templo. Este templo é propriedade agora da Igreja Comunidade de Cristo.
Mostre a imagem da construção de templo de Kirtland para as crianças
 
Templo de Nauvoo - fatos nos envelopes
Fonte:
Lição 35: Primária 5: Doutrina e Convênios: História da Igreja Lição 33, Primária 5: Doutrina e Convênios: História da Igreja 
O Templo de Nauvoo era quase 17 metros mais alto que o Templo de Kirtland. Do lado de fora foram esculpidas figuras do sol, a lua e as estrelas, representando os três graus de glória. Sobre as portas em letras de ouro foi escrito A Casa do Senhor, construída pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Início  06 de abril de 1841. Santidade ao Senhor. O templo terminado era um dos mais belos edifícios da área. Dinheiro do dízimo foi usado para pagar material de construção, e os membros também pagavam tudo o mais que podiam para comprar suprimentos. Cada uma das Mulheres da Sociedade de Socorro contribuiu um centavo por semana para comprar vidros e pregos, acabando por recolher 50 mil moedas de um centavo (500 dólares).  Estas moedas de um centavo pesavam 155 quilos e meio!
As mulheres cozinhavam as refeições e costuravam roupas para os homens da construção do templo.
Salas do templo de Nauvoo foram dedicadas e usadas assim que foram concluídas. 
Porque a fonte batismal estava no porão do templo, ela ficou pronta para uso antes do resto do templo ser concluída.Batismos pelos mortos foram iniciados no templo, em novembro de 1841, quando as paredes exteriores do templo ainda não tinham atingido as janelas do primeiro andar. Quase seis mil membros da Igreja receberam suas investiduras no Templo de Nauvoo.
Em setembro de 1846 uma multidão de 1.500 inimigos da Igreja assumiu o controle do templo e o estragou. Eles faziam apostas, bebiam bebidas alcoólicas e fumavam dentro do templo. Eles destruíram o mobiliário e as paredes e faziam piada com as ordenanças do templo sagrado.
Logo um raio atingiu o campanário e quebrou o eixo que segurava a figura de um anjo no topo do templo. Mais tarde, os inimigos da Igreja pagaram um homem para incendiar o templo. Tudo queimou menos as paredes externas, que eram feitas de pedra. Dois anos mais tarde, um furacão derrubou três das paredes. O templo foi agora restaurado e ordenanças são feitas lá.

Mostre às crianças a imagem do templo de Nauvoo sendo construído no verso do templo acabado.

Templo de Salt Lake City fatos nos envelopes

Fonte: Lição 44: Primária 5: Doutrina e Convênios: História da Igreja 
Demorou quase 40 anos para construir o Templo de Salt Lake City. Os imensos blocos de granito para o templo foram cortados em uma pedreira em um cânion há 32 quilômetros do local do templo. Os blocos pesavam várias toneladas cada e tinham que ser transportados em vagões puxados por equipes de boi.Às vezes levava quatro dias para levar um bloco do cânion para o local do templo. Muitas vezes, os vagões se quebravam ou os blocos pesados ​​caíam dos carroções e rachavam ou quebravam.Quando a ferrovia chegou a Utah em 1869, tornou mais fácil mover muitos blocos durante um dia.
Em seguida, os blocos eram esculpidos e moldados. (mostre a gravura das pedras cortadas na pedreira e os bois carregando a pedra,disponível em www.lds.org) para as crianças visualizarem a dificuldade da construção do Templo.Demorou 14 anos para completar a camada inferior/fundação do templo. Eles trabalharam por cinco anos e depois tiveram que recomeçar porque a fundação não era forte o suficiente e o templo poderia rachar ou cair.
Cyrus Edwin Dallinb é o artista do anjo Moroni no topo do Templo de Salt Lake. Ele não era um membro da igreja. O anjo é uma estátua de quase 4 metros e mais templos em todo o mundo têm este símbolo no topo. (www.lds.org)
Mostre a gravura do local de construção do Templo de Salt Lake City no verso da gravura do templo terminado.
 
Templo de Manaus – fatos no envelope 
Fonte: www.lds.org/newsroom  
(use fatos relativos ao Templo mais próximo de sua área)
Compartilhe uma memória, experiência ou sentimento que você tem sobre o Templo de Manaus. Mostre o local de construção do Templo para as crianças.

Caminho que conduz a imagem de Jesus com as crianças no templo
Existem mais de 134 templos em funcionamento em todo o mundo.  
Como somos abençoados por ter um  perto de nós.
O Salvador voltará ao seu templo. Ele virá para o templo santo e eu digo essas coisas em nome de Jesus Cristo, amém.

Nenhum comentário: