quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Tempo de Compartilhar - 4º tópico de agosto/2011

Semana 4: Ler, ver e ouvir coisas saudáveis mantêm minha mente pura.
Ideia de Sheena, do Litlle Lds Ideas (ai, que agonia escrever idéia sem acento!!!)
 

"Eu tenho que dizer, eu amo a idéia (a água suja) contida no esboço. E como eu estava pensando no meu tempo de compartilhar dessa semana decidi usar isso, mas como um jogo.
Vou começar assim como no esboço, com 2 frascos/copos de água na frente da sala. Vou convidar uma criança para a frente e perguntar a ele/ ela de qual copo eles gostariam de beber. Vou perguntar-lhes o porquê e pedir que eles expliquem.
Então eu seguirei dizendo às crianças que esses frascos/copos são como nossas mentes. Então vamos jogar o nosso jogo, aqui está o que eu tenho em mente. Terei 2 frascos/copos, cheios de água, na frente da sala. Também terei 2 gravuras de um rosto. Você poderia ter um menino e uma menina, um menino sorridente e um menino triste etc.
Vou mostrar as crianças a água limpa em cada copo/jarra, e depois dizer às crianças que eles representam cada uma das mentes dessas crianças. Então eu vou colar a gravura do rosto nos frascos/copos.
Ao redor da sala (escondidos) terei diferentes cenários. As crianças vão se revezar tentando encontrá-los, um de cada vez, e depois os lerão em voz alta. Se for algo bom, você pode adicionar algumas gotas de um líquido limpo (mais água), porém, se for algo ruim, adicionaremos algumas gotas de corante alimentar (azul, vermelho etc), terra, ou algo do gênero.
No final do nosso jogo, vou mostrar às crianças a diferença dos frascos/copos. Vou dizer às crianças que, assim como estes frascos/copos, precisamos ter cuidado com o que colocamos em nossas mentes. Queremos que a nossa mente fique limpa, não suja como 'este frasco/copo’.

Aqui estão algumas maneiras diferentes para que as crianças encontrem os vários cenários:
1. Poderia ser divertido fazer com que eles usem óculos engraçados e orelhas grandes (para representar ouvindo, lendo e assistindo), em busca de cenários.
2. Você também pode colocar os papéis dentro de balões e as crianças teriam de estourá-los.
3. Você poderia colocá-los dentro de um recipiente e fazer com que as crianças passem o recipiente umas para os outras, ao redor da sala enquanto cantam "O Senhor deu-me um Templo".
4. Ter seus cenários escritos em grandes pedaços de papel.Em seguida, colocá-los no chão e fazer com que as crianças joguem um objeto em cima de um deles. A criança, então, lerá em voz alta o papel sobre o qual o objeto caiu.

Nenhum comentário: