terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Ensinando regência


Ideia de Melanie Edwards, de Sherman Oaks, California.
postada no PRIMUSIC

Estou ensinando as crianças a reger música. Até agora tem funcionado bem – mesmo os raios de sol são capazes de conduzir músicas básicas. A maioria das crianças consegue fazer os movimentos com as mãos e se revezam me ajudando a reger. Às vezes eles tem dificuldades para encontrar o ritmo, mas creio que isso virá com o tempo
Eis o que fiz para ensiná-los. Usei a gravura de um macaco que colori. Você também pode usar um macaco de pelúcia – algo pequeno.
Eles seguram o Sr macaco com a mão direita. Eu lhes ensinei a segurar mão um pouco para o lado para que a pianista possa vê-los.(...)
Para o compasso 4/4 :
Sr. macaco sobe na árvore e pega um coco (a mão segurando o macaco faz o movimento para cima a partir do lado).
Desce da árvore (a mão desce em linha reta).
Bebe um gole (a mão vai para a esquerda – na frente do corpo).
Dá um gole para o amigo (a mão se move para a direita como se tivesse um amigo daquele lado).
Sr. macaco volta a subir na árvore (repete).

Para o compasso ¾:
Sr. macaco não está com sede, então ele sobe na árvore e pega um coco (a mão segurando o macaco faz o movimento para cima a partir do lado).
Desce da árvore (a mão desce em linha reta)
Dá um gole para o amigo (a mão se move para a direita como se tivesse um amigo daquele lado)
Sr. macaco volta a subir na árvore (repete).


Compasso 2/4:
Sr. macaco está só brincando. Sr. macaco sobe na árvore (a mão segurando o macaco faz o movimento para cima a partir do lado) e desce da árvore (a mão desce em linha reta).

As histórias são bobinhas, mas as crianças as aprendem. A maioria das canções da Primária são 4/4 ou ¾, especialmente as do programa então isso dá às crianças muita prática.
Vários pais tem dito que seus filhos estão regendo a música em casa durante as Noites Familiares. Usei o macaco com os Valorosos por apenas algumas semanas e agora eles conduzem sem ele.
Os CTR ainda seguram o macaco.
Espero que vocês se divirtam tanto quanto eu tenho me divertido.

Um comentário:

Luane Milder disse...

Adorei, experimentei com meu filho em casa e já vou utilizar na Primária no próximo domingo.