terça-feira, 30 de abril de 2013

Tempo de Compartilhar: 1ª e 2ª semanas de maio/2013

Semanas 1 e 2: O profeta vivo guia a Igreja sob a direção de Jesus Cristo.

Outras sugestões:
Revista O AMIGO, novembro de 2003


Item 1. Ajude as crianças a entenderem que os servos do Senhor sempre ensinaram Seu Evangelho. Antes do Tempo de Compartilhar, escolha mensagens dentre os discursos mais recentes da Conferência Geral que possam ser reforçados com escrituras - por exemplo, I Cor 3:16 (seu corpo é um templo), 2 Timóteo 3:14-17 (estudar as escrituras), Tiago 1:5-6 (orar). Copie pequenos trechos dos discursos de Conferência e coloque-os no verso de gravuras das Autoridades Gerais que deram os discursos.
Escreva as referências escriturísticas em um lado do quadro. Faça com que as crianças localizem as escrituras, leiam-nas em voz alta, e escrevam no outro lado do quadro os princípios ensinados. Faça com que uma criança leia um dos trechos das mensagens da Conferência em voz alta e pergunte a outras crianças que escritura combina melhor com a mensagem. Coloque a gravura ao lado da escritura, e depois cante canções que reforcem a mensagem. Repita o processo até que todas as gravuras tenham sido combinadas com as escrituras. Preste testemunho de que nosso profeta e apóstolos de hoje ensinam a palavra de Deus e que bênçãos nos vem quando os ouvimos e os obedecemos.

Item 2. Ajude as crianças a entenderem que a orientação do Profeta geralmente vem porque ele é um vidente que pode "ver" o futuro (Mosias 8:17). Convide uma pessoa para compartilhar uma mensagem de conferência, como a do Pres. Gordon B. Hinckley, A Igreja segue em frente (A Liahona, julho de 2002), sobre o crescimento da igreja e o cumprimento da profecia. Cante canções sobre a restauração, templos e missionários. Discuta como as crianças podem se preparar para o futuro ao seguir hoje os conselhos do profeta.
Revise os 06 princípios ensinados pelo Presidente Hinckley (1. Seja Grato 2. Seja Inteligente 3. Seja Limpo 4. Seja Verdadeiro 5. Seja Humilde 6. Seja Fervoroso, também conhecidos como “The Six Bs”). Entregue papel e lápis às crianças e peça-lhes que façam dois desenhos: um de si mesmos vivendo um dos princípios hoje e outro de si mesmos, continuando a viver aquele princípio no futuro, como missionários, estudantes, mães ou pais. Preste testemunho da bênçãos advindas de se escolher o certo hoje.

Item 5. Ajude as crianças a praticarem seguir ao Profeta brincando de "Quem é o líder?". Faça com que se sentem em um círculo. Escolha uma criança para sair da sala e outra para ser o líder do círculo. O líder faz movimentos como o de bater as mãos nos joelhos, na cabeça, e levantar um braço. As outras crianças seguem os movimentos do líder. Faça com que a primeira criança volte para a sala e fique no centro do círculo e tente descobrir quem é o líder ao observar as crianças seguindo-o. Após o líder ter sido descoberto, escolha outras duas crianças para ser o adivinha e o líder. Brinque por várias rodadas.
Discuta quem é o líder da Igreja hoje. Como podemos segui-lo? Revise alguns dos princípios ensinados pelo Profeta durante a Conferência Geral. Faça com que as crianças criem ações que as ajudem a lembrar de seus conselhos - por exemplo, colocar as mãos próximo do ouvido (ouvir os pais), cruzar os braços (fazer suas orações), colocar as mãos próximas de suas bocas (dizer coisas bondosas) etc. Cante canções como “Obedecerei, “A cabecinha abaixarei", “A bondade por mim começará".

Nenhum comentário: