sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Tempo de Compartilhar: 1ª semana de setembro - mais uma sugestão!

Outro dia sugeri como recurso um Tempo de Compartilhar da revista O Amigo de 2007. A Sheena, do Little LDS Ideas, pegou o mesmo roteiro e fez algumas adaptações:
 
Para começar: tenha várias gravuras de Jesus servindo ao próximo espalhadas na frente da sala. Entre na sala usando um avental e carregando uma grande bandeja coberta com um pano de prato.
Aponte para as gravuras e pergunte às crianças se elas reconhecem alguma daquelas pessoas das gravuras ou se elas sabem o que está acontecendo nas gravuras. Depois que você tiver debatido as gravuras por um tempo, diga para as crianças:
Como podemos ver em cada gravura, Jesus gostava muito de servir. Jesus gostava muito de servir ao próximo. Ele foi o perfeito exemplo de serviço. Ele disse: “Entre vós sou como aquele que serve” (Lucas 22:27). Ele sabia que tinha vindo à Terra para servir ao próximo, e não para ser servido. Você acha estranho que o Mestre tenha servido às pessoas? Mestre e servo são antônimos. Você pode achar surpreendente que os maiores mestres sejam aqueles que servem.
Durante a vida mortal de Jesus, Ele serviu aos pobres. Ensinou o evangelho. Alimentou multidões de pessoas famintas. Lavou os pés dos Seus discípulos. Curou os enfermos e até fez reviver os mortos.
Jesus ensinou a importância do serviço. Quando Ele voltar à Terra, dirá aos justos: “Tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destesme de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me” (Mateus 25:35–36).
Jesus disse que os justos não se lembrarão de terem feito quaisquer dessas coisas por Ele.
Quero ler mais uma escritura e quero que escutem procurando uma resposta. Quero que escutem a quem Cristo disse que servimos quando servimos aos outros. Quando ouvirem a resposta, fiquem de pé (ou escolha outra ação).
Leia Mateus 25:40 em voz alta: “Em verdade vos digo que quando o fizestes a
um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”. Quando servimos uns aos outros, também estamos servindo ao Senhor.
Discuta com as crianças o que a escritura quer dizer. Então diga-lhes que hoje elas vão aprender mais sobre servir ao próximo.
Diga às crianças que você vestiu um avental para a Primária para que pudesse "servi-las". Mostre sua bandeja e explique que você tem vários itens  diferentes embaixo do pano que as ajudarão a aprender sobre serviço ao próximo.Na bandeja coloque várias referências de escrituras, gravuras de atos de serviço, cenários, perguntas ou citações de histórias. Você poderia colocar copos pequenos com referências das escrituras escritas do lado de fora, uma gravura de um ato de serviço em um prato, ou citações coladas em talheres. Caminhe pela sala convidando as crianças a escolherem um item da bandeja. Faça com que leiam a escritura, cenário, história, citação ou pergunta em voz alta. Faça com que a criança responda a pergunta ou compartilhe o que ela acha que significa ou peça que compartilhem o que aprenderam.Encerre dizendo às crianças “Vocês podem servir ao Senhor ao servir as pessoas ao seu redor. Assim como Cristo serviu àqueles próximos Dele, podemos olhar à nossa volta e servir ao nosso próximo. Não precisamos fazer algo grandioso para servir às pessoas. Um sorriso pode alegrar o coração de um amigo. Dizer uma palavra bondosa, ajudar um irmão ou irmã, obedecer aos pais - todas essa coisas são maneiras pelas quais podemos servir. Quando estamos dispostos a servir, tornamo-nos mais semelhantes a Cristo."

Nenhum comentário: