terça-feira, 26 de agosto de 2014

Preparativos para a apresentação da Primária na Reunião Sacramental

Último trimestre se aproximando, agosto indo embora, é hora de preparar a apresentação. A parte mais complicada costuma ser montar o roteiro, não é? Algumas dicas: use os discursos dados pelas crianças ao longo do ano; retire frases do esboço, anote o que as crianças comentam durante o Tempo de Compartilhar. Só isso já dá muito material e a dificuldade será escolher qual usar.
Os hinos já deverão ter sido ensinados a essa altura. Uma coisa que eu gosto de fazer é entregar a cada família um cd com as canções da apresentação e algumas extras relacionadas com o tema do ano e das Regras de Fé.
Ao planejar a apresentação, não se esqueçam dessas diretrizes oficiais muito importantes:


 - Consigam a aprovação do Bispo quando o planejamento estiver pronto.
Sempre, em tudo, obtenham a aprovação prévia do Bispo.
- Façam o planejamento de modo que as crianças apresentem o programa com base nos temas mensais do tempo de compartilhar. 

- Os ensaios não devem tomar desnecessariamente o tempo das aulas ou da família.
Não sou a favor de cancelar aulas para ensaiar aos domingos. Posso assegurar-lhes que os hinos podem ser ensaiados durante o Tempo de cantar, e as falas podem ser ensaiadas em 01 ou 02 ensaios gerais, se as crianças receberem suas designações com antecedência. Faço isso há anos e sempre deu certo.

- Auxílios visuais, trajes especiais e apresentações multimídia não são condizentes com a reunião sacramental.
Uma coisa que ainda vejo acontecer: não designem crianças para segurarem gravuras. Não pode, e já faz tempo que essa orientação nos foi dada. 
Quanto a trajes, não designo modelo de roupa, ou mesmo fantasias. Como temos famílias mais humildes em meu Ramo, peço que os meninos venham no padrão, se tiverem a camisa e calça social, e as meninas usem blusas ou vestidos com uma das cores da Primária

Testifico-lhes que, se focarmos mais no conteúdo ao invés da aparência, no dia de sua apresentação, o Espírito

Mesmo quando os ensaios forem difíceis, quando parecer que as crianças não chegarão a tempo, não decorarão suas falas, não cantarão alto o suficiente, se tivermos feito tudo ao nosso alcance, no dia da apresentação, o Espírito estará lá conosco e testificará às pessoas presentes acerca veracidade do que for ensinado naquele púlpito, em palavras e música. E anjos se farão presentes em sua unidade para assistir seus pequeninos. Eu sei disso porque já senti sua presença entre nós muitas vezes.

Nenhum comentário: