quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Tempo de Compartilhar: 4º tópico de agosto - Dia do Senhor

(A sugestão do esboço está aqui

Sugestão da Sheena, do Little LDS ideas (Minha tradução)

Incentivar a compreensão:
Antes da Primária, escreva estas referências em tiras de papel:
Êxodo 20:8–11
Lucas 23:56
Mosias 18:23
D&C 68:29
Cole cada uma das tiras embaixo de 4 cadeiras da sala. Pergunte às crianças se elas sabem em quantos dias Pai Celestial criou o mundo. Explique que o Pai Celestial criou o mundo em 6 dias, mas no sétimo dia Ele descansou.
Durante todos esses séculos Ele tem ordenado que Seus Filhos descansem no sétimo dia, ou Sabbath, e o mantenham sagrado (Explique que a palavra sábado é a tradução para o português da palavra sábado, mas que o Dia do Senhor é o domingo.  Isso sempre confunde a cabeça das pessoas).
Diga às crianças que procurem embaixo das cadeiras e encontrem as 4 escrituras. Faça com que tragam o papel e suas escrituras (se tiverem) até a frente da sala.
Diga às crianças que vocês lerão as 4 escrituras, e que você gostaria que elas contassem quantas vezes elas ouvem  a palavra “Sábado”.
Convide a primeira criança a ler a escritura em voz alta, depois continue até que todas as escrituras tenham sido lidas..
Pergunte às crianças quantas vezes elas ouviram a palavra “Sábado”. Depois pergunte se elas sabem que princípio está sendo ensinado nas escrituras que foram lidas. Ressalte que as escrituras foram escritas em diferentes momentos da história do mundo, mas todas elas ensinam o mesmo princípio. Explique que guardar o dia do Sabbath significa fazer coisa que nos trarão para mais perto do Pai Celestial.

Atividade Sunday Sundae (sundae do domingo)
Para esta atividade você vai criar um sundae de domingo. Cada cobertura representará atividades apropriadas para o Dia do Senhor.
Convide o Bispo ou peça ajuda a um dos adultos da Primária.
Enquanto você está se preparando para fazer seu sundae de domingo, explique as crianças que vocês vão discutir sobre atividades apropriadas para o Dia do Senhor. E para isso, faremos um sundae de domingo (descubra o sorvete).
Em uma mesa, tenha uma tigela grande ou uma taça para sorvete. Pegue com 1 colher um pouco de sorvete e diga que essa é primeira coisa especial para o sundae de domingo. Na mesa, tenha diferentes coberturas (calda de chocolate, cerejas, chantilly, etc.). Mostre as crianças as coberturas e diga-lhes que elas representam coisas apropriadas para se fazer no dia do Senhor.
Convide uma criança para a frente da sala e peça-lhe que escolha uma cobertura (mas não deixe que ela coloque sobre o sorvete ainda). Quando tiverem escolhido, peça-lhes que digam uma atividade apropriada para o Dia do Senhor. Quando tiverem dito, elas poderão colocar a cobertura no sorvete. Escolha outra criança, ou peça que a primeira criança escolha outra pessoa para vir à frente escolher outra cobertura. Depois que já tiverem colocado algumas coberturas no sorvete, peça ao Bispo que prove o sundae. Continue pedindo ideias até que as coberturas acabem
.Então diga: uau! parece que temos um ótimo sundae! E se escolhermos fazer coisas no domingo que façam o Pai Celestial feliz, então poderemos ter um ótimo domingo também.
Mas... e se  escolhermos algo que não é apropriado para o domingo? E se esquecermos de comprar algo para nosso jantar e tivermos de correr pro supermercado para comprar? (Jogue algumas moedas no sorvete ou outra coisa esquisita). Isso arruinaria nosso domingo? Você poderia pedir ao bispo que prove do sundae e diga. haha 
E se seu time de futebol estiver jogando a final do torneio e você não puder perder o jogo? (jogue areia e grama) Isso arruinaria seu domingo?
E se você tiver visitas para o jantar e não tiver feitos suas tarefas no sábado, como era esperado?  e agora você tem que limpar o banheiro antes deles chegarem..isso arruinaria seu Domingo?
Pergunte ao Bispo se ele quer provar o sundae agora. Encerre com uma história da revista O AMIGO ou da Seção Infantil da revista A Liahona ou leia uma escritura para lembrar as crianças de que o domingo é um dia sagrado. Preste seu testemunho de que, quando fazemos coisas que não são adequadas no Dia do Senhor, isso prejudica nosso domingo e ele então não será não especial ou espiritual. Encerre com um desafio para as crianças: não estraguem seu domingo!

Uma opção seria montar o sundae com gravuras em papel.
   

Nenhum comentário: