quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Tempo de Compartilhar: Sugestões do Sofia's Primary Ideas para o 1º tópico de setembro



Sugestões da Sofia, do Sofia's Primary Ideas

- "Mas aqueles que põem de lado a jarra de amargura e erguem a taça da gratidão podem encontrar uma bebida purificadora de cura, paz e compreensão.
Como discípulos de Cristo, recebemos o mandamento de “[agradecer] ao Senhor [nosso] Deus em todas as coisas”,“[cantar] ao Senhor em ação de graças” e “[ter] o [nosso] coração cheio de agradecimento a Deus”. (Discurso do Pres. Uchtdorf na Conferência Geral de abril de 2014: Gratos em quaisquer circunstâncias.)
Leve uma taça bem bonita para o Tempo de Compartilhar. Deixe que a "Taça da Gratidão" passe de mão em mão entre as crianças, e cada uma delas diz algo pelo qual elas são gratas. Você poderia, inclusive, fazer taças de papel e pedir às crianças que as decorem com lantejoulas. As crianças poderiam ser encorajadas a passarem a taça entre os membros de suas famílias na hora do jantar, enquanto compartilham coisas pelas quais são gratos.
O google tem algumas imagens que poderiam ser usadas.

- Sou Grato por Muitas Coisas, na revista A Liahona, dezembro de 2005, pág. A5.
(Essa ideia é para o Natal, mas dá para utilizar a brincadeira)
"Este ano aprendemos sobre o plano de salvação e suas muitas bênçãos. Resuma os princípios e as respectivas bênçãos que foram ensinadas a cada mês. Lembre às crianças que no mundo inteiro, todas estão vivendo o plano de salvação. Se possível, convide um ex-missionário para compartilhar uma experiência sobre crianças que vivem o evangelho com alegria. 
Separe as crianças em grupos de cinco ou seis e peça que cada grupo forme um círculo. Brinque do jogo “Lembrar-se das Bênçãos”. A primeira criança diz: “Sou grato(a) por _______”. A segunda criança diz: “Sou grato(a) por (então repete a resposta da primeira criança e acrescenta sua própria resposta)”, e assim por diante. Distribua as estrelas de papel e peça às crianças que descrevam uma bênção. Na ponta de cada estrela, faça um furo e amarre nele um pedaço de barbante. Peça às crianças que compartilhem seu ornamento de Natal com a família."

- Ao fazer a brincadeira sugerida no esboço, na seção Incentivar a compreensão e aplicação, após retirar o item, além de pedir que digam como podemos demonstrar gratidão por aquela bênção, discuta com as crianças como seria viver sem aquela bênção.
 
- Escolha uma criança para que descreva uma bênção e deixe que as outras crianças adivinhem qual é. Diga a pista da cor por último. Exemplo: A bênção na qual estou pensando é algo de comer. Ela cresce em ramos, e é verde (uvas).

- Ao final, você pode pedir às crianças que escrevam cartões/bilhetes de agradecimento para alguém que tenha feito algo pelo qual elas sejam gratas.

Nenhum comentário: