sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Tempo de Compartilhar: 3ª semana de outubro

A sugestão do esboço está aqui.

Outras sugestões:



1. Organize uma pequena corrida de obstáculos. Coloque uma venda em uma das crianças e vejam se ela consegue atravessar o percurso. Escolha outra criança e deixe-a fazer o mesmo percurso sem a venda.
Leia João 9:10-11. Quando a família é fundada nos ensinamentos de Jesus Cristo, podemos ser felizes e poderemos enfrentar os obstáculos da vida e de modo mais fácil.

2. Há vários anos, uma forte tempestade se abateu sobre o lugar em que morávamos. Ela começou com uma chuva torrencial, seguida de um devastador vendaval vindo do leste. Quando a tempestade cessou, fez-se uma estimativa dos danos—As linhas de força tinham sido derrubadas, propriedades foram danificadas e muitas belas árvores que cresciam na região foram arrancadas do chão. Poucos dias depois, eu estava conversando com um amigo que tinha perdido várias árvores de seu jardim. As árvores de um lado da casa estavam intactas. Elas tinham suportado bem a tempestade, ao passo que as árvores que ficavam no lugar que eu considerava o mais bonito de sua propriedade não tinham conseguido suportar os fortes ventos. Ele disse-me que as árvores que sobreviveram à tempestade estavam firmemente plantadas no chão, suas raízes tinham-se aprofundado no solo para receber nutrição. As árvores que ele tinha perdido estavam plantadas ao lado de um pequeno regato, com fácil acesso a nutrientes. As raízes eram superficiais; não eram profundas o suficiente para proteger as árvores da tempestade.
Nosso testemunho, tal como aquelas árvores, precisa estar edificado sobre um firme alicerce, profundamente enraizado no evangelho de Jesus Cristo, de modo que quando os ventos e chuvas chegarem em nossa vida, como certamente virão, seremos suficientemente fortes para suportar as tempestades a nosso redor. ("Um firme alicerce", Sheldon F. Child, Conferência Geral de outubro de 2003)
Peça às crianças que escrevam alguns dos ensinamentos do Salvador que elas sabem ser verdadeiros. Peça-lhes que desenhem uma árvore. Assim como as árvores que tinham raízes profundas, as famílias que são fundadas nos ensinamentos de Jesus podem ser fortes e felizes!


Material necessário: uma gravura de Jesus, uma caixa de cereal, uma bola e algo firme para representar uma fundação como outra caixa de cereal, blocos, tijolo etc. Imprima a gravura da família dentro da casa (aqui) e cole na frente da caixa de cereal.

"Quando a vida da família é alicerçada nos ensinamentos de Jesus Cristo, podemos ser felizes."



Recorte uma tira de papel em que haja escrito Jesus Cristo e cole no tijolo/bloco, que representa a fundação.
Mostre a gravura da casa. Explique o que é uma fundação/alicerce e quão importante é manter a estrutura da casa forte e segura. Você talvez queira cantar O Sábio e o Tolo.
Siga o esboço ao explicar como nossas famílias podem ser felizes se estiverem fundadas nos ensinamentos de Jesus Cristo.
Chame uma criança à frente. Diga-lhe que a bola representa uma fundação. Veja se ela consegue equilibrar a família (caixa de cereal) em cima da bola. Ela não vai conseguir. Pergunte-lhe se não seria mais fácil se houvesse uma fundação melhor. Chame outra criança para colocar a família sobre a forte fundação de Jesus Cristo. Continue para discutir este princípio.
Mostre a gravura de Jesus Cristo e cole abaixo dela uma cartaz com os dizeres "Ensinamentos de Jesus Cristo".
Imprima o gráfico com as 03 referências escriturísticas.
João 14:15 - Seguir os mandamentos.
Mosias 2:17 - ajudar ao próximo.
João 13:34 - demonstrar amor a todos.
Imprima e recorte as partes da casa, janelas, porta, chaminé etc. Coloque-as em uma tigela para usar durante a atividade. Imprima o contorno da casa para ser usada mais tarde.
"Construiremos sobre o alicerce de Cristo"
  
Comece colocando um dos tijolos com a referência de escritura no quadro. Peça a uma criança que leia a escritura. Siga o esboço ao discutir meios pelos quais elas podem seguir aquele ensinamento de Jesus em suas famílias. Continue o mesmo processo com os outros tijolos.
Pronta a fundação, explique que agora vocês poderão construir uma lar feliz. Coloque o gráfico da casa que diz "construiremos sobre os fundamentos de Cristo" no topo do alicerce.
Chame uma criança à frente. Peça-lhe que pegue um pedaço da casa de dentro da tigela. Peça às crianças que digam algo que podem fazer em seu lar relacionado a uma das três categorias listadas na fundação. Continue até que todas as peças tenham sido adicionadas a sua casa.

Todas as gravuras são do Hatch Patch Creations. Como não tenho autorização, não posso traduzir os textos em inglês contidos nelas. Mas ao menos vocês podem ter uma ideia e um programa simples como o powerpoint mesmo pode ajudar na hora de trocar os textos pela versão em português.

Nenhum comentário: